A receita original se chama molho bechamel e pede que o leite seja fervido temperado com uma folha de louro presa com um cravo a uma cebola. Depois de fervido, o tempero é desprezado e se aquece a manteiga, doura a farinha (na mesma quantidade que a manteiga) e acrescenta o leite temperado, formando um creme.
Tem varias formas de fazer a receita, e acredito que esta seja a versão mais fácil dela e se você quiser aumentar essa receita, tenha em mente que não importa a quantidade que você faça, a proporção vai sempre ser ½ L de leite para 2 colheres de farinha.
Ingredientes:
500 ml de leite
1 cebola ralada (usei a picada dessa vez porque tinha sobrado de outra receita)
1 colher de manteiga
2 colheres de sopa de farinha de trigo
Sal
Modo de Preparo:
Em fogo médio, derreta a manteiga e refogue a cebola até secar a água. use a cebola ralada porque ela não altera a textura do molho, mas se você estiver usando a cebola cortada, refogue até ela ficar translúcida.
Em um copo medidor dilua a farinha de trigo em um pouco do leite. Mexa até se dissolver completamente. Acrescente o resto do leite e misture. Fazendo assim você vai evitar que empelote e também que a farinha fique muito escura alterando a cor do molho.
Acrescente essa mistura na panela com a cebola dourada e mexa sem parar até ferver. Depois que ferver, continue mexendo, cuidando para não grudar no fundo da panela por aproximadamente 5 minutos. Tempere com sal e prove para ver se a farinha ja está cozida. Se estiver, você não vai sentir o gosto dela.
Desligue o fogo e está pronto.
Dicas:
- Você pode usar esse molho para fazer uma lasanha
- Pode acrescentar, mussarela, parmesão, Catupiri e provolone para um delicioso molho quatro queijos.
- Pode-se bater uma lata de milho no liquidificador com agua e tudo e acrescentar para ferver junto com o molho branco, com mais uma lata de milho sem a água voce tem um creme de milho delicioso.
0 comentários:
Postar um comentário